APESCA (Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Secundária Inês de Castro)

domingo, 10 de janeiro de 2016

Gravidez na adolescência

Um tema que continua atual pela sua persistência.





A gravidez na adolescência pode ser considerada um problema de saúde pública devido a sua prevalência nas sociedades modernas. Por esse facto, deve ser um tema permanentemente abordado pelas comunidades educativas porque, são estes que possuem maior propensão para informar, esclarecer e divulgar a mensagem das implicações que uma gravidez indesejada pode trazer a todos os jovens, que desnecessariamente e de forma incauta se sujeitam a correr riscos.
O sistema educativo, juntamente com outros interlocutores que têm responsabilidade sobre este assunto, devem continuar proporcionar programas de educação/formação em sexualidade e saúde, de forma a ser possível prevenir as gravidezes indesejadas na adolescência.
É urgente reforçar os normativos reguladores da educação sexual em meio escolar, por imposição da Lei n.º 120/99, de 11 de Agosto, de forma a estender a educação sexual a todos os adolescentes portugueses. Para o sucesso deste programa, deve haver o empenho de todos os organismos que compõem a comunidade educativa, sendo de primordial importância a intervenção concertada do sistema de saúde e do sistema educativo.
Este é de facto um problema que pode provocar alterações profundas aos jovens adolescentes e, a sua minimização está nas mãos de todos aqueles que tem responsabilidades no seu desenvolvimento, e que por conseguinte recai sobre dois pilares fundamentais da nossa sociedade; A família e a escola.

 Contribuamos todos, juntos teremos mais certezas de fazer chegar a mensagem de que ser adolescente não quer dizer imaturidade, pode muito bem ser responsabilidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário