APESCA (Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Secundária Inês de Castro)

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

          A APESCA sugere a leitura deste livro a todos os pais e professores. O tema abordado para além de ser um fenómeno que atinge de forma transversal a sociedade actual, tem um reflexo maior quando acontece no espaço escolar. Por essa razão este livro tem a capacidade de nos transmitir conhecimento para respondermos com maior serenidade e maior eficácia, a resolução destas situações.

APESCA

Sinopse

“A agressividade é um fenómeno com o qual nos deparamos todos os dias, na rua, nas instituições públicas, nos transportes, no trabalho, na comunicação social, nos jogos de computadores, bastando ver noticiários para se ter acesso a tudo o que é ou define agressividade. Debates sobre agressividade, notícias, testemunhos e artigos são apenas algumas plataformas onde este fenómeno ganha maior ênfase, mas saber a origem da agressividade foi o que nos propusemos descobrir […]. 
Os sentimentos agressivos que as crianças destas idades demonstram, por norma, são um alerta para algo que vai acontecer à sua volta, ou mesmo no seu interior, por isso, cabe ao adulto estar atento a estes sinais.”
Autora, pp. 33 e 35

«Fala-se de violência, de dispersão e concentração, dos valores, dos novos hábitos sociais, etc. Mas nunca como hoje se falou tanto de agressividade. Culpa-se a televisão, culpa-se a Internet, culpam-se os pais, culpam-se os professores. […] Mas de que violência se trata quando falamos de crianças em idade pré-escolar? A autora deste livro fala-nos de uma “emoção com carga negativa” e da necessidade de compreensão por parte do adulto”
Ana Cristina Pinheiro, Professora na Escola Superior de Educação Paula Frassinetti

“Falar de agressividade, de comportamentos disruptivos, de violência, em suma, de bullying, na infância, parece ser um fenómeno surreal, aberrante e improvável de acontecer, sobretudo para quem não esteja familiarizado com o meio educativo. Todavia, este é, seguramente,  um estudo relevante, mormente para quem trabalhe na área da educação, para melhor compreender esta problemática, apetrechando-se de meios adequados para uma eventual intervenção em contexto educativo, no sentido de prevenir a sua agudização ao longo da infância e reduzir o seu impacto na adolescência.
A leitura deste livro conduzi-lo-á, certamente, por vias inimagináveis, mas tangíveis, para melhor encaminhar aqueles que serão o futuro do presente: as crianças”.
Cristina Maria Paula Viana, Professora na Escola EB 2 3 (nº 1) de Rio Tinto

Sem comentários:

Enviar um comentário